segunda-feira, 25 de maio de 2015

A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO! Por Judiclay S Santos

A televisão está presente na casa da maioria das famílias brasileiras. Embora tenha relativo valor e utilidade, o pastor John Stott alertou a comunidade cristã sobre alguns perigos da televisão. 

Vejamos.

1) A PREGUIÇA MENTAL. À luz das Escrituras e da tradição cristã, preguiça é ACEDIA - uma atitude de deliberada fuga da responsabilidade. Nesse sentido, o uso inadequado da televisão tende a tornar as pessoas mentalmente preguiçosas. Ela atrai, seduz, vicia e manipula as pessoas. A capacidade de reflexão diminui por conta do poder de entorpecimento cognitivo que a televisão provoca. A capacidade de pensar e usar o cérebro são um dom de Deus. A TV rouba isso à medida que anestesia a mente.

 2) A EXAUSTÃO EMOCIONAL. A televisão tende a tornar as pessoas emocionalmente insensíveis. As tragédias do mundo inteiro são despejadas dentro das casas sem que haja tempo ou condição para processar as muitas informações que chegam. As pessoas vão sendo desumanizadas, perdendo a capacidade de lamentar os reais problemas do mundo. As pessoas ficam emocionalmente esgotadas e criam mecanismos de fuga da realidade por meio da indiferença e do cinismo.
3. A CONFUSÃO PSICOLÓGICA. A televisão tende a tornar as pessoas psicologicamente confusas. Conceitos, ideias, valores e crenças são despejados diante das pessoas, e, muitas vezes, elas não têm o discernimento necessário para filtrar o que é certo e errado. A perda do senso crítico e a incapacidade de avaliar o que está por trás das propagandas, das telenovelas, dos filmes e até mesmo de alguns documentários e noticiários, produzem uma confusão psicológica de graves consequências.

4. A DESORIENTAÇÃO MORAL. A televisão tende a deixar as pessoas em desordem moral. A maioria dos programas, especialmente aqueles que dão mais ibope, está eivada de valores éticos distorcidos e nocivos para a família. A violência veiculada na televisão é uma verdadeira escola de crime. As telenovelas fazem apologia da infidelidade conjugal. Os valores morais absolutos são tripudiados e a flacidez moral enaltecida.


Portanto, cuidado com o mal uso da TV, pois o que está em jogo é o bem de sua alma, a vida da sua família e o futuro da nação.







_____________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...