segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Somente através do Senhor, podemos viver a sua Palavra! Flávio Oliveira

No Salmo 119 inteiro com exceção dos versículos 1-3 e 115 é dirigido ao Senhor, neste salmo vemos que o seu escritor reconhece o seu coração errante, busca ajuda e agradece pelas repreensões do Senhor.

Vemos que o tema dominante é Fé e devoção pela Palavra e a importância dela em nossas vidas, nos primeiros 8 versículos aprendemos que devemos buscar no Senhor a viver pela sua Palavra.

"Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos." V. 1-3

Todo aquele que está de acordo com a lei do Senhor, que são íntegros (reto, temente a Deus) e estão intimamente ligados a videira sua felicidade se encontram em Cristo. 

O segredo para alcançar a felicidade é amar o caminho Dele. Não há atalhos para alcançar-la, Só é feliz aquele que permanece em Cristo Jesus. 

Embora somos conhecedores dessa verdade, muitas vezes insistimos em querer ser independente da Palavra, porém tudo será em vão. Precisamos ser íntegros com Deus. As respostas de todas nossas indagações, estão na palavra. (Este Salmo desenvolve o conceito de que a Palavra de Deus contém tudo que o homem precisa saber).


Está estabelecido através da Palavra como devemos nos comportar em todas as situações. Temos que ter a palavra como um todo para nossa vida e não apenas em alguns aspectos, precisamos ter uma aliança e buscar de todo o coração a Cristo, com extrema devoção e empenho. 

O que te impede de viver essa Palavra com intensidade? Um minuto na presença do Senhor é incomparável, portanto, busque a Cristo com todo seu coração!

Não podemos nos entregar à pratica de iniquidade, onde "vemos" o pecado como coisas normais. Devemos a rejeita-la, e ter na Palavra de Deus nossa regra de Fé para todos os atos da nossa vida.

"Promulgaste teus preceitos, para que diligentemente os observássemos." V.4
Vemos o Salmista pedir ao Senhor para estabelecer os preceitos do Senhor na vida dele, na verdade é o que devemos fazer sempre, recorrer ao Senhor pedindo para ele operar em nossas vidas de tal maneira que sejamos obedientes a sua Palavra e observemos com diligencia sua leis . Precisamos recorrer e pedir ao Senhor para que Ele estabeleça os mandamentos no nosso coração, para então buscarmos a constância diante do Senhor.

"Tomara se firme minha conduta, para que eu observe os teus decretos." V.5
Depois vemos o anseio do Salmista no verso 5, o mesmo anseio que deve existir em nós, o de desejar permanecer firme,  de ter a vida firmada em Deus, e assim conhecer a verdade para que possa então observar. Não podemos buscar só as promessas da Palavra e sim devemos amar-la por completo.

"Então, não terei de me envergonhar, se ficar atento a todos os teus mandamentos." V.6
No verso 6 fica claro que todos aqueles que tiver em sua vida esta busca, e estiver unido a Cristo pela fé, não haverá nada do que se envergonhar, pois será dirigido pelo Senhor, o Espírito Santo conduzirá os seus a toda verdade, e quanto mais conhecemos a verdade, mas nossa vida vai render graças a Deus, mais seremos sustentado pelo Senhor em nossas limitações, pois quando conhecemos a verdade somos libertos por Ela. (Jo 8:32)

"Vou louvar-te com coração reto, ao aprender tuas justas decisões." V.7
Quanto mais conhecemos o Amor de Deus e sua Palavra, mais amamos ao Senhor, é que o verso 7 nos ensina, quando o Salmista diz que mais vai louvar a Deus com um coração reto ao aprender mais do Senhor, demonstrando claramente um desejo absoluto de aprender mais do Senhor.

O processo na vida do Cristão é que, quanto mais ele conhece a Palavra, mais ele vai buscar em Deus honra-lo com a sua vida. Porque tudo é para Ele e por Ele. É viver em gratidão a Deus por ter o privilegio de conhecer esta verdade, sendo por Deus eleito para Crer.

"Observarei os teus decretos: não me abandones de todo!" V.8
E o Salmista no verso 8 faz um clamor para não estar sozinho, para não estar em sua própria força, o mesmo clamor que todo cristão deve fazer, pedindo para que o Espirito continue conduzindo, para que a Graça de Deus continue atuando em sua vida, pois tanto o Salmista sabia, como nós também sabemos que se o Senhor não operar em nós, sozinho somos incapazes busca-lo.

Charles Spurgeon disse: Creio na doutrina da Eleição porque tenho absoluta certeza que se Deus não me escolheste, eu jamais o escolheria. 

 O Senhor trabalhará dia após dia em sua vida, conduzindo seus desejos e levando-o para uma vida santificada. O que devemos fazer é apenas Crer.

Sola Scriptura – Somente a Escritura!
Flávio Oliveira

***
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...