terça-feira, 9 de setembro de 2014

Direto do Púlpito - Justos x ímpios ! Por Flávio Oliveira

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá”.

Salmos 1:1-6


Vemos aqui uma instrução entre o bem e o mal, uma separação daqueles que verdadeiramente servem a Deus e os ímpios, aqueles que não servem. Enxergamos dois caminhos: um que você será feliz e outro que você será infeliz como resultado final.

Feliz é o homem que evita toda aparência do mal, o homem que não anda com amizades que levam à perdição, e corrompem os bons costumes. Muitos cristãos se assentam com os ímpios e acabam seguindo seus conselhos, tolerando o pecado, tolerando os assuntos que surgem entre eles. Porém a bíblia diz que é feliz aquele que rejeita estes conselhos(SL 1:1). Como cristãos, devemos nos posicionar e se afastar de todos os conselhos que não te levam para o caminho de Deus. O texto de Salmos começa descrevendo a felicidade de um homem que se afasta dos costumes contrários à palavra de Deus.


Placas: Não prossiga, caminho errado! 
Não tenha uma vida torta, não ande nos conselhos dos ímpios e não se assente na roda dos escarnecedores, o homem que pratica tal coisa, acaba tornando-se um escravo do pecado. Não podemos estar assentados de forma tolerante na roda dos escarnecedores, na roda daqueles que rejeitam a Deus, e até mesmo escarnecem das verdades bíblicas, promovendo o reino das trevas.

Quando cometemos atitudes contrárias ao que a Bíblia nos ensina neste texto, somos levados a uma vida que não cultua a Deus, portanto é consequência não só andar nos conselhos do ímpios, como também se deter na caminho dos pecadores e se assentar na roda dos escarnecedores, Tendo um coração endurecido em relação a verdade do evangelho.

Cuidado! Estamos lidando com a eternidade de nossa alma, e não com algo passageiro. Portanto precisamos ser atentos para não nos desviarmos do caminho do Senhor.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Sl 1:2
Devemos ter prazer no Senhor, nossa vida deve ser de submissão a Palavra de Deus, devemos estar totalmente familiarizado com a Palavra, não podemos nos contentar com o conhecimento que temos, mas sempre meditarmos e aprendermos mais do que está contido na Bíblia. Para que isso se torne possível, precisamos ler a Palavra de Deus, pois esta é o instrumento pelo qual o Senhor irá transformar nossas vidas.

Seremos fortalecidos por esta Palavra, encontraremos prazer, alegria e satisfação nas sagradas escrituras. Aqueles que realmente encontraram o evangelho, meditam na palavra de Deus,  portanto se você não está lendo a bíblia, algo de errado está acontecendo. Não devemos deixar Deus em último plano, por mais que nossa vida seja muito agitada e corrida, sempre devemos reservar um tempo para estar na presença de Deus.


Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Sl 1:3

Aquele que ouve evangelho e recebe Cristo de fato na sua vida será como árvore plantada junto a ribeiros de águas. Não significa que tudo agora vai dar certo, este é o falso evangelho, mas significa que sua alegria se encontrará em Cristo Jesus, que diante das lutas que vão continuar temos o Senhor ao nosso lado. Quem ouve o evangelho e anda segundo a palavra de Deus é alimentado diariamente, capacitado, é frutífero na sua vida, torna-se uma pessoa feliz e próspera na sua vida Cristã, e não é mais inconstante na fé.

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Sl 1:4
O ímpio é o oposto do justo. Enquanto o justo é plantado, cresce e é fortalecido pelo Senhor, o ímpio é espalhado pelo vento, é dirigido pelas suas ganâncias, paixões e vontades próprias. São pessoas superficiais na fé, olham apenas o momento, para o terreno e não para a eternidade. Se esquecem que um dia quer queira ou não, terá um encontro com o Senhor.

Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Sl 1:5

No juízo final, os falsos cristãos, serão descobertos, os ímpios e pecadores serão condenados e passarão a eternidade em pleno sofrimento. Não prevalecerão, não terão o nome encontrado no livro da vida, não terão mais chances e serão lançados, afastados para sempre da congregação dos justos.

No entanto por intermédio do evangelho vidas podem ser transformadas, mas naquele dia não haverá mais o dom do arrependimento. Arrependa-se hoje do seu mau caminho!

Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. Sl 1:6

Deus conhece todas as coisas, Ele conduz os justos em todos os seus caminhos, porem aqueles que rejeitam a oferta do evangelho serão levados a destruição. O caminho do ímpio o levará a morte, e com toda certeza perecerá.

Deus conhece a sua vida!

A grande questão é: você quer ser uma pessoa bem aventurada no Senhor e ter uma eternidade com Cristo ou ser uma pessoa que vai passar a eternidade longe do Criador, na condenação eterna?


Creia em Cristo e será Salvo, rejeite a Cristo e sua Palavra e já esta condenado.

Em Cristo!
Flávio Franco de Oliveira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...